Clara FilosofiaClara Filosofia

O que é a Fenomenologia? Uma introdução a Husserl (Aula 1)

Nesta aula introdutória, Felinício Mulinári apresenta a fenomenologia de Edmund Husserl a partir de sua crítica ao naturalismo e à tendência de reduzir a experiência humana a processos físicos. A tese central é que a consciência não é uma coisa dentro do cérebro nem um recipiente passivo: ela é sempre consciência de algo, uma relação intencional entre sujeito e mundo. Para investigar essa experiência, a fenomenologia propõe a epoché ou redução fenomenológica, isto é, a suspensão provisória de crenças e explicações prontas para descrever como os fenômenos aparecem à consciência. A aula também distingue Husserl de Bertrand Russell e anuncia Heidegger como próximo passo do minicurso.

PALESTRANTE PRINCIPAL

Quem é Felinício Mulinári?

Perfil editorial em preparação.

Ver perfil completo →
TERMOS ESSENCIAIS

Vocabulário para compreensão

Epoché

Método de colocar entre parênteses crenças e conhecimentos prévios sobre o mundo, sem negar que ele exista. Na aula, serve para descrever a experiência tal como ela se apresenta, antes de explicações científicas ou práticas.

Redução fenomenológica

Processo de suspender interpretações, rótulos e juízos habituais para voltar à experiência vivida. É apresentado como outro nome ou formulação do exercício da epoché.

Atitude natural

Modo cotidiano e espontâneo de tomar o mundo como algo já dado e explicado por suas propriedades, usos ou teorias científicas. A aula propõe suspendê-la para examinar a experiência do objeto.

Intencionalidade

Direcionalidade pela qual a consciência é sempre consciência de algo, e não uma coisa fechada dentro da mente. Na exposição, ela designa a relação ou tensão entre o ser humano e o mundo.

Existência intencional

Expressão retomada da tradição escolástica para indicar um modo de existência relacional. É usada para explicar que a consciência não é substância nem atributo cerebral, mas existe em referência a algo.

Experiência vivida

Experiência tal como é sentida e percebida por alguém, antes de ser reduzida a dados físicos, químicos ou utilitários. O café e a música são exemplos usados para mostrar essa dimensão.

Fenômeno puro

Aquilo que se mostra na experiência quando se deixam de lado explicações prévias sobre o objeto. No exemplo do café, inclui cheiro, calor, cor e tato tal como são vividos.

Essência

Aspecto buscado pela redução fenomenológica ao retirar camadas de interpretação sobre o que aparece. A aula a chama de “essência pura do fenômeno”.

Substância

Aquilo que existiria por si mesmo, como o copo usado no exemplo da aula. O termo é contrastado com atributos e com a tese de que a consciência não é uma substância.

Atributo

Característica que só existe ligada a algo, como a cor verde, o peso ou a altura. É apresentado como predicado de uma substância, e não como algo independente.

SÍNTESE DA CONVERSA

Principais ideias

A fenomenologia não se aprende pela etimologia nem por Hegel

A aula alerta que o significado histórico de “fenômeno”, a distinção kantiana entre fenômeno e númeno e o título Fenomenologia do Espírito não definem diretamente a fenomenologia husserliana, situada no fim do século XIX.

O naturalismo deixa escapar a experiência vivida

Explicações físico-químicas descrevem aspectos reais do organismo e dos objetos, mas não esgotam o que significa perceber, falar, ouvir música ou tomar café como experiência humana.

A consciência não é uma substância

Em contraste com a imagem cartesiana de uma coisa pensante localizada no sujeito, a aula defende que a consciência não é um objeto ou atributo cerebral isolável.

Toda consciência é consciência de algo

A intencionalidade significa que a consciência é dirigida ao mundo. Ela não é uma interioridade vazia, mas emerge na relação entre quem experiencia e aquilo que se apresenta.

A intencionalidade supera a cisão entre sujeito e objeto

Em vez de tratar sujeito e mundo como dois polos separados que depois precisariam ser conectados, a exposição entende a experiência consciente como relação originária entre ambos.

A epoché suspende pressupostos sem negar o mundo

Colocar o mundo entre parênteses não é duvidar de sua existência, mas neutralizar provisoriamente crenças científicas, históricas, utilitárias e cotidianas para voltar ao modo como algo é vivido.

A descrição da experiência tem aplicações na psicologia fenomenológica

Ao suspender rótulos prévios e descrever a relação vivida com o mundo, a abordagem fenomenológica pode oferecer recursos para compreender como alguém sente e experiencia situações.

Capítulos do vídeo

Livros, cursos e referências

Citado no vídeo · Curso

Biblioteca Filosófica

O apresentador descreve a plataforma/clube de leitura do canal, onde disponibiliza aulas e materiais complementares.

Capa de Categorias
Citado no vídeo · Livro

Categorias

Aristóteles

Indicado para a distinção entre substância, atributo e predicado.

Capa de Crítica da Razão Pura
Citado no vídeo · Livro

Crítica da Razão Pura

Immanuel Kant

Mencionado ao explicar, como contraste, as noções kantianas de mundo fenomênico e numênico.

Ver oferta ↗
Capa de Fenomenologia do Espírito
Citado no vídeo · Livro

Fenomenologia do Espírito

G. W. F. Hegel

É citado para alertar que a obra de Hegel não corresponde ao projeto fenomenológico husserliano apresentado na aula.

Ver oferta ↗
Capa de Meditações Cartesianas
Relacionado editorialmente · Livro

Meditações Cartesianas

Edmund Husserl

Aprofunda a investigação fenomenológica da consciência, da redução e da constituição da experiência.

Relacionado editorialmente · Livro

Ser e Tempo

Martin Heidegger

É a continuação anunciada pela aula, deslocando a discussão para ser-no-mundo, angústia, finitude e temporalidade.

Capa de Fenomenologia da Percepção
Relacionado editorialmente · Livro

Fenomenologia da Percepção

Maurice Merleau-Ponty

Desenvolve a percepção e a relação corporal com o mundo, temas antecipados pelos exemplos dos óculos e da experiência sensível.

Alguns links podem ser de afiliados. Se você comprar por eles, o site pode receber comissão sem custo adicional para você.

Trechos marcantes

Felinício Mulinári — “Toda a consciência ela é sempre consciência de alguma coisa.”

Felinício Mulinári — “Não existe consciência no sujeito, existe uma consciência na relação sujeito e mundo.”

Depois de usar um copo para representar o sujeito e uma caneca para representar o mundo, o professor questiona a ideia cotidiana de que a consciência estaria “na cabeça” — evocada inclusive nas expressões “perdeu a consciência” após uma pancada ou morte. Em seguida, transforma a tese abstrata em uma imagem concreta: o bebê começa a tomar consciência ao se relacionar com o mundo.

Felinício Mulinári — “Não existe consciência pura e simplesmente.”

Felinício Mulinári — “Tenta ficar consciente. Você vai tentar ficar consciente da sua consciência, mas é sempre consciência de algo.”

No resumo final da aula, depois de passar por café, óculos, câmera, computador e música, o professor interrompe a recapitulação conceitual para convocar o público a fazer um teste imediato. Em seguida, anuncia que a próxima aula passará à angústia, à finitude e a Heidegger.

Felinício Mulinári — “Que que é a experiência de tomar um café, né?”

Felinício Mulinári — “Tem algo a mais aí que não é redutível fisicamente.”

O professor parte de uma caneca que ganhou no mestrado e diz carregar “até hoje com muito carinho”. Ele havia tomado café para permanecer acordado na live porque estava cansado; então contrapõe essa vivência às definições do químico, do biólogo e do economista.

Felinício Mulinári — “Essa forma só de reduzir Beethoven a meras partículas químicas, físicas, sonoras, capta o que é a experiência musical?”

Felinício Mulinári — “Tom Jobim não é só onda sonora.”

O exemplo surge depois de um comentário no chat que o professor diz tê-lo irritado; ele afirma que adora quando fica bravo e radicaliza a explicação. Em vez de permanecer no café, pergunta se um robô ouviria Mozart, Miles Davis ou “Garota de Ipanema” como um ser humano ou apenas registraria sons.

Felinício Mulinári — “A epoché consiste como sendo o método da fenomenologia.”

Felinício Mulinári — “Não é duvidar da existência do mundo externo, não é isso que a gente vai fazer.”

A explicação vem logo após o professor rejeitar a ideia de que o mundo seria apenas fruto de uma cabeça “paranoica, delirante, ansiosa”. A tensão é importante: depois de negar a separação rígida entre sujeito e mundo, ele precisa esclarecer que suspender juízos não significa achar que o mundo deixou de existir.
ARTIGO SOBRE O VÍDEO

Resumo completo

A primeira aula do minicurso propõe uma entrada didática na fenomenologia de Edmund Husserl. Felinício Mulinári começa reconhecendo a dificuldade do tema e explica que nem a etimologia da palavra, nem a teoria kantiana do fenômeno e do númeno, nem a Fenomenologia do Espírito de Hegel oferecem uma definição suficiente da corrente iniciada no final do século XIX. O melhor caminho, segundo ele, é compreender o contexto em que ela surge: a força do cientificismo, do positivismo e do naturalismo, que tendem a explicar o mundo e o ser humano por números, fórmulas, objetos físicos e processos fisiológicos. A partir de um texto de W. V. O. Quine, a aula apresenta uma visão naturalista na qual o indivíduo é um objeto físico atingido por estímulos e capaz de responder fisicamente ao ambiente. O professor não nega que retina, luz, cérebro, química e ondas sonoras existam; sua questão é se tais descrições bastam para explicar o que é ver, falar, amar, ouvir música ou tomar café. Uma câmera capta luz e um computador pode emitir uma definição de fenomenologia, mas a aula pergunta o que diferencia isso da experiência humana consciente. O café serve como exemplo: ele pode ser descrito pela química, pela biologia ou pela economia, mas tais recortes não substituem a vivência concreta do cheiro, do calor, do sabor e do significado de tomá-lo. Para formular o problema, o professor retoma a distinção entre substância e atributo. Um copo existiria como substância, enquanto seu verde seria um atributo que só existe referido a algo. A consciência, porém, não seria nem uma substância independente nem um atributo do cérebro. Com Franz Brentano e Husserl, entra em cena a intencionalidade: consciência não quer dizer intenção no sentido comum de vontade, mas direção ou tensão. Toda consciência é consciência de algo. Em vez de uma mente-recipiente, uma folha em branco ou um “bonequinho” interno comandando emoções — imagem criticada por meio do filme Divertida Mente —, a consciência é apresentada como abertura e relação com o mundo. Isso permite questionar o dualismo moderno entre sujeito e objeto. A aula atribui a Descartes, racionalistas e empiristas a imagem de um sujeito que teria uma mente interna encarregada de conhecer um mundo externo. Para o professor, a fenomenologia mostra que não há primeiro um sujeito isolado e depois um mundo que ele precisa alcançar: a consciência emerge na relação entre ambos. O mundo ganha sentido porque é visado pela consciência, e a consciência só se dá no ato de visar algo. Essa perspectiva evita tanto o reducionismo físico quanto o psicologismo, entendido na aula como a ideia de que o mundo seria apenas fruto da cabeça individual. O método correspondente é a epoché, associada à redução fenomenológica. Ela consiste em colocar entre parênteses, temporariamente, os conhecimentos e julgamentos prévios — científicos, históricos, sociais, econômicos e utilitários — para descrever a experiência como ela aparece. O professor insiste que não se trata de duvidar da existência do mundo, mas de alterar a maneira de observá-lo. Os exemplos dos óculos, do livro e do café mostram que a percepção é seletiva, móvel e direcionada: ao notar a armação dos óculos, a ponta do nariz, a capa de um livro ou a sensação térmica de uma xícara, a pessoa reconhece diferentes dimensões de sua experiência. No final, a aula distingue Edmund Husserl de Bertrand Russell, filósofo inglês ligado à tradição analítica. Também usa a música para reforçar a tese: descrever uma obra de Beethoven, Mozart, Miles Davis ou Tom Jobim como ondas sonoras é válido, mas não basta para captar a experiência de ouvi-la. A síntese é que a consciência não é objeto, substância ou simples efeito fisiológico; ela é intencional e relacional. A próxima aula é anunciada como uma passagem a Heidegger, que introduzirá ser-no-mundo, angústia, finitude e temporalidade.

Perguntas sobre esta conversa

O que é fenomenologia segundo a aula?

A aula apresenta a fenomenologia como um método filosófico para descrever a experiência tal como ela se manifesta à consciência, sem reduzi-la de saída a explicações físicas, químicas ou utilitárias.

O que significa dizer que toda consciência é consciência de algo?

Significa que a consciência é intencional: ela está sempre dirigida a algo no mundo. Não é uma coisa isolada dentro do sujeito, mas uma relação com aquilo que se experiencia.

O que é a epoché em Husserl?

É a suspensão provisória de pressupostos e julgamentos sobre o mundo. A proposta não é negar que o mundo exista, mas colocar entre parênteses explicações prontas para observar a experiência.

O que é atitude natural?

É o modo habitual de tomar o mundo como dado e de compreendê-lo por rótulos, crenças, utilidades e explicações já estabelecidas, inclusive científicas.

A fenomenologia rejeita a ciência?

Não. A aula afirma que explicações científicas podem ser corretas, mas argumenta que elas não esgotam a experiência humana de perceber, falar, ouvir música ou tomar café.

Qual é a diferença entre Edmund Husserl e Bertrand Russell?

Edmund Husserl é apresentado como fundador da fenomenologia; Bertrand Russell pertence à tradição analítica. Embora os nomes sejam parecidos e ambos tenham relação com a matemática, suas linhas filosóficas são distintas.

CONTINUE EXPLORANDO

Vídeos sugeridos

Ver todos os vídeos →