Clara FilosofiaClara Filosofia

IV SIED - Conferência “A concepção bakhtiniana de linguagem: raízes filosóficas” - Renata Marchezan

Renata Marchezan examina as raízes filosóficas da concepção bakhtiniana de linguagem, aproximando o pensamento do Círculo de Bakhtin do neokantismo de Ernst Cassirer e debatendo a chamada virada linguística. A conferência sustenta que, para Bakhtin, a linguagem não é um sistema abstrato nem um instrumento transparente: a compreensão do mundo ocorre por enunciados concretos e gêneros discursivos, em relações dialógicas entre sujeitos. Na segunda parte, o debate explora mundo da vida e mundo da cultura, a autonomização das formas culturais, a consciência social, a educação e o potencial do diálogo e da responsabilidade para enfrentar processos de objetificação.

PALESTRANTE PRINCIPAL

Quem é Renata Marchezan?

Perfil editorial em preparação.

Ver perfil completo →
TERMOS ESSENCIAIS

Vocabulário para compreensão

Neokantismo

Corrente filosófica que retoma e desenvolve questões de Kant, especialmente sobre conhecimento, cultura e formas de mediação. A conferência a apresenta como uma das bases filosóficas para aproximar Bakhtin e Cassirer.

Virada linguística

Mudança na filosofia que desloca a atenção do conhecimento e da consciência para a linguagem. Na fala, serve para situar a proposta bakhtiniana diante da crise da relação tradicional entre sujeito e objeto.

Relação sujeito-objeto

Modelo da filosofia moderna em que um sujeito cognoscente conhece um objeto exterior. A exposição discute como esse modelo é posto em crise quando a mediação da linguagem passa a ser considerada.

Sujeito cognoscente

Sujeito entendido como agente capaz de conhecer e decifrar o mundo. A palestrante contrasta essa imagem de unidade pensante com uma concepção em que o sujeito é mediado por signos, cultura e interação.

Enunciado concreto

Unidade efetivamente produzida em uma situação de interação, e não uma palavra ou frase isolada. Na conferência, é apresentado como aquilo que medeia a compreensão da realidade e a formação da consciência.

Gênero discursivo

Forma relativamente estável de enunciados ligada a uma esfera de atividade. É usado para explicar que cada gênero seleciona e organiza certos aspectos da realidade, permitindo modos específicos de compreendê-la.

Gêneros primários

Gêneros associados ao cotidiano e às interações imediatas, ainda fluidos e pouco sistematizados. A fala os vincula ao mundo da vida, como no relato oral de uma experiência a um colega.

Gêneros secundários

Gêneros mais elaborados e sistematizados, próprios de esferas culturais complexas. A conferência os relaciona a sistemas culturais ou ideológicos que exigem aprendizagem para serem compreendidos.

Formas simbólicas

Modos pelos quais os seres humanos objetivam e organizam a realidade por meio de signos e símbolos, como linguagem, mito, arte e ciência. O conceito é mobilizado para aproximar a reflexão de Cassirer das formas do discurso em Bakhtin.

Terceiro reino

Domínio intermediário da linguagem entre o sujeito e a realidade, bem como entre a experiência e as formas transcendentais. Na fala, designa o lugar em que signos e símbolos tornam possíveis as relações culturais e cognitivas.

SÍNTESE DA CONVERSA

Principais ideias

A linguagem não é transparente

A relação do sujeito com o mundo não é imediata: ideias, métodos e imaginação são permeados pela linguagem, que participa ativamente da constituição do conhecimento.

Bakhtin desloca o foco da língua para o enunciado

A conferencista destaca que não é a língua como sistema abstrato que organiza a compreensão da realidade, mas os enunciados concretos produzidos em interação.

O sentido exige relação entre sujeitos

O sentido é apresentado como personalista: não se reduz a uma coisa, uma abstração ou uma interioridade individual, pois envolve consciências e centros valorativos em relação.

Gêneros discursivos são formas de conhecer

Cada gênero seleciona, enquadra e torna compreensíveis determinados aspectos da realidade; por isso, os gêneros têm papel cognitivo e cultural.

Cassirer ajuda a compreender a mediação simbólica

A noção de formas simbólicas permite pensar linguagem, arte, mito e ciência como criações que não espelham passivamente o mundo, mas o organizam e objetivam.

A cultura pode se autonomizar sem eliminar a ação do sujeito

Embora sistemas culturais possam adquirir funcionamento próprio e objetificar seus criadores, Bakhtin e Cassirer são apresentados como autores que preservam uma visão ativa e não fatalista do sujeito.

Consciência é social e mediada por enunciados

Na discussão com a audiência, a consciência não aparece como propriedade isolada: forma-se nas relações, desde a aprendizagem da linguagem na vida familiar.

Educação pode enfatizar a relação, não só a cognição

O debate final sugere que a educação pode valorizar os vínculos, os enunciados concretos e a responsividade, em vez de avaliar apenas se alguém aprendeu determinado conteúdo.

Capítulos do vídeo

Livros, cursos e referências

Citado no vídeo · Livro

Filosofia das formas simbólicas

Ernst Cassirer

A obra é mobilizada para explicar a noção de formas simbólicas e a pluralidade de modos de objetivação da realidade.

Ver oferta ↗
Citado no vídeo · Livro

O autor e o herói

Mikhail Bakhtin

É mencionado como texto inicial em que a preocupação com a linguagem já aparece, ainda sem centralidade.

Ver oferta ↗
Relacionado editorialmente · Livro

Os gêneros do discurso

Mikhail Bakhtin

Aprofunda a noção de gêneros discursivos como enunciados relativamente estáveis em diferentes esferas de atividade.

Relacionado editorialmente · Livro

Marxismo e filosofia da linguagem

Valentin Volóchinov

Amplia o debate sobre signo, interação verbal, ideologia e crítica à língua concebida como sistema abstrato.

Alguns links podem ser de afiliados. Se você comprar por eles, o site pode receber comissão sem custo adicional para você.

Trechos marcantes

Renata Marchezan — “Sua linguagem não é um instrumento transparente para o conhecimento do mundo, ela é agente do pensamento.”

Renata Marchezan — “O sujeito, portanto, não tem acesso a um objeto, ao mundo, a não ser pela linguagem.”

Depois de explicar que a virada linguística rompe com uma filosofia fundada na consciência, na mente e na relação sujeito-objeto, Renata afirma que os próprios métodos, ideias e imaginação do sujeito são permeados pela linguagem. O impacto do trecho está em retirar a linguagem do lugar de mero meio de expressão.

Renata Marchezan — “Consciência é consciência social, não é uma consciência individual.”

Renata Marchezan — “Na constituição da consciência, tudo passa pela linguagem.”

Em resposta à pergunta de Bárbara sobre consciência em Bakhtin, Renata sai da abstração e recorre à constituição da criança na relação com os pais e no ambiente familiar. Ela reforça que a criança aprende enunciados como totalidades antes de se expressar dessa mesma forma.

Rosana — “O sujeito é um sujeito de resposta, e isso define o caminho dessa linguagem.”

Renata Marchezan — “Em Bakhtin, diálogo é enfrentamento, mas não enfrentamento; é o diálogo principalmente.”

Após Rosana associar responsabilidade e resposta à resistência contra a objetificação, Renata responde que a leitura é pertinente, mas introduz uma dúvida decisiva: ela não sabe se isso é forte o bastante para enfrentar toda a objetificação que as pessoas sofrem. A tensão entre aposta humanista e limite prático torna o trecho marcante.

Rosana — “Não será que se a gente entrar mais na relação e buscar captar a relação, a gente não chega com isso criando uma cultura baseada na relação?”

Rosana — “A cognição existe na relação sempre, na constituição um com o outro.”

Rosana fala a partir de seu trabalho com enunciados concretos de professores e com narrativas chamadas de “pipocas pedagógicas”, relatos de situações que mobilizam quem ensina. Ela propõe trocar a pergunta exclusiva “ele aprendeu?” por atenção a como a criança se relaciona com colegas, amigos, família e educadores.

Renata Marchezan — “Não pensamos com palavras ou frases, e estas não constituem o fluxo do discurso interior.”

Renata Marchezan — “Pensamos e compreendemos por meio de conjuntos que formam uma unidade: os enunciados.”

Renata está lendo um trecho atribuído a Medvedev depois de distinguir a língua como sistema das formas do enunciado. A fala ganha força porque apresenta o enunciado como aquilo que medeia a relação entre sujeito e realidade, enquanto a palavra isolada não dá conta dessa experiência.

Renata Marchezan — “Criamos a democracia, mas a democracia, o Congresso, acaba criando uma alma própria.”

Renata Marchezan — “A sociedade vira objeto disso; ela objetiva, fica então.”

Respondendo a uma doutoranda que pediu esclarecimentos sobre sujeito, mundo da vida e mundo da cultura, Renata usa a democracia e o Congresso como exemplo de algo criado pelas pessoas que pode passar a funcionar como sistema autônomo. Em seguida, ela reconhece que a objetificação é cada vez mais visível e questiona se Bakhtin, sozinho, oferece instrumentos suficientes para enfrentá-la.
ARTIGO SOBRE O VÍDEO

Resumo completo

A conferência de Renata Marchezan parte de uma pergunta central: quais são as raízes filosóficas da concepção bakhtiniana de linguagem? Para respondê-la, a palestrante circunscreve seu foco às obras de Bakhtin, sem deixar de mencionar Volóchinov e Medvedev, e propõe uma aproximação especialmente com o neokantismo de Ernst Cassirer. Ela também apresenta um problema interpretativo recorrente nos estudos bakhtinianos: a centralidade que a linguagem assume em obras posteriores seria uma ruptura em relação aos primeiros textos ou um desenvolvimento de preocupações já existentes? O primeiro eixo da resposta passa pela virada linguística. Renata caracteriza esse movimento como uma transformação do núcleo da filosofia: em vez de partir apenas da teoria do conhecimento e da relação entre um sujeito cognoscente e um objeto a conhecer, a reflexão passa a reconhecer que o acesso ao mundo é sempre mediado pela linguagem. A linguagem, nesse sentido, não seria transparente; ela não apenas transmite pensamentos prontos, mas participa do próprio pensamento. A conferencista observa que a crise do sujeito moderno envolve o reconhecimento de limites, fragmentações e falhas nos projetos de domínio racional do mundo. A seguir, ela diferencia Bakhtin de perspectivas estruturalistas. Embora Bakhtin também pense a linguagem como problema filosófico decisivo, sua concepção não se identifica com uma língua abstrata, fechada em sistema ou organizada por oposições formais. A palestrante enfatiza que, para o Círculo, o sentido é personalista: não é uma coisa, uma abstração nem o resultado de uma interioridade privada. Ele se constitui entre sujeitos, consciências e centros valorativos. Posteriormente, essa relação ganha formulação dialógica e se concretiza em enunciados realizados em situações de interação. Nesse quadro, o enunciado concreto ocupa lugar central. Renata cita a formulação segundo a qual não pensamos com palavras ou frases isoladas, mas com conjuntos que formam unidades: os enunciados. Isso permite sustentar que o que medeia a compreensão da realidade não é a língua formal, e sim as formas do enunciado. Os gêneros discursivos também são decisivos, pois cada gênero seleciona, organiza e permite compreender certos aspectos da realidade. Assim, a linguagem bakhtiniana é inseparável de práticas culturais, esferas de atividade e formas relativamente estáveis de discurso. A aproximação com Cassirer desenvolve esse ponto. A noção de formas simbólicas é apresentada como uma maneira de compreender linguagem, mito, arte e ciência não como espelhos passivos de uma realidade já dada, mas como formas de objetivação e organização do mundo. Renata menciona que Cassirer identifica uma pluralidade de formas simbólicas e descreve estágios como imitação, intuição e representação. A comparação permite destacar uma afinidade: nem Cassirer nem Bakhtin tratariam o sujeito como morto ou inteiramente submetido à linguagem. A consciência continua ativa na criação das formas, embora essas formas também atuem sobre os sujeitos. A segunda metade da exposição discute mundo da vida e mundo da cultura. A palestrante mobiliza o debate sobre a tragédia da cultura, associado a Simmel, segundo o qual as esferas culturais podem se sistematizar e se autonomizar a ponto de se tornarem estranhas aos próprios sujeitos que as criaram. Renata sustenta que Bakhtin e Cassirer reconhecem esse risco de objetificação, mas não assumem integralmente uma posição pessimista. A cultura pode criar sistemas autônomos, mas a ação, a consciência, o diálogo, a arte e a educação preservam possibilidades de resposta e compreensão. No debate com a audiência, a conferencista usa o exemplo da democracia e do Congresso para ilustrar a autonomização: instituições criadas por pessoas podem adquirir dinâmica própria e deixar de funcionar em favor delas. Ao explicar mundo da vida e mundo da cultura, ela associa os gêneros primários ao cotidiano mais fluido e os gêneros secundários às esferas culturais sistematizadas, cujas regras e vocabulários exigem aprendizagem para serem compreendidos. O jornalismo é mencionado como prática que pode mediar o acesso do cotidiano a sistemas especializados, como os da ciência e da política. Respondendo a uma questão sobre consciência, Renata afirma que se trata de consciência social, e não de uma consciência individual isolada. A criança aprende a linguagem nas relações familiares e aprende enunciados como totalidades, não apenas palavras soltas. A discussão final amplia essa ideia para a educação: uma participante propõe que se olhe mais para a relação do que apenas para a cognição, e Renata concorda, reiterando a importância das funções comunicativa e cognitiva da linguagem. A conferência termina com a hipótese de que responsabilidade e diálogo podem oferecer resistência à objetificação, embora a própria palestrante mantenha aberta a pergunta sobre se Bakhtin, sozinho, fornece instrumentos suficientes para enfrentar os automatismos sociais contemporâneos.

Perguntas sobre esta conversa

Qual é a concepção bakhtiniana de linguagem apresentada na conferência?

A linguagem é entendida como mediação ativa da relação entre sujeitos e mundo. Ela não é uma ferramenta transparente nem se reduz à língua como sistema, pois opera por enunciados concretos em situações de interação.

O que é a virada linguística segundo Renata Marchezan?

É a reorientação da filosofia que questiona o modelo centrado no sujeito cognoscente diante de um objeto e passa a considerar a linguagem como condição constitutiva do pensamento e do conhecimento.

Por que o enunciado é mais importante que a palavra isolada nessa abordagem?

Porque é no enunciado concreto, produzido em uma situação de interação, que sentido, valor, compreensão e resposta se realizam. Palavras e frases isoladas não explicam integralmente o fluxo da compreensão.

Como Cassirer é relacionado a Bakhtin na conferência?

Cassirer é aproximado de Bakhtin por sua teoria das formas simbólicas. Para ambos, ainda que com diferenças, linguagem e cultura são mediações ativas que organizam a realidade e preservam a participação do sujeito.

Qual é a diferença entre mundo da vida e mundo da cultura?

Na explicação oferecida, o mundo da vida remete ao cotidiano, às relações fluidas e aos gêneros primários; o mundo da cultura reúne esferas sistematizadas, gêneros secundários e sistemas especializados que podem se autonomizar.

O que a discussão sugere para a educação?

Ela sugere valorizar enunciados concretos, relações e responsividade no cotidiano escolar, sem reduzir a educação à aferição de resultados cognitivos individuais.

CONTINUE EXPLORANDO

Vídeos sugeridos

Ver todos os vídeos →