Clara FilosofiaClara Filosofia

Clóvis de Barros - Nicolau Maquiavel

Em uma aula sobre Nicolau Maquiavel e O Príncipe, o expositor apresenta o autor como um pensador da política orientada pela conquista e conservação do poder. A interpretação proposta parte de uma natureza humana desejante, ambiciosa e marcada por relações de força; dela derivaria uma moral pragmática, na qual ações são julgadas por seus efeitos e pela capacidade de alcançar o que se busca. A aula contrasta essa visão com referências gregas, cristãs e kantianas, discute legitimidade e aprovação popular, critica a aparência de escolha nas democracias eleitorais e aplica a leitura maquiaveliana ao mundo corporativo, às metas, ao lucro e ao medo de demissão. Ao final, aponta dois limites do pragmatismo: sua dificuldade de oferecer critérios universais e a impossibilidade de encerrar definitivamente a cadeia de consequências de uma ação.

02:17:53•Liberdade
TERMOS ESSENCIAIS

Vocabulário para compreensão

Polifonia social

Conjunto de vozes, discursos e ideias sociais que atravessam uma época e formam a consciência dos indivíduos. É usada para contestar a imagem de um pensador como gênio isolado, mostrando que Maquiavel articula materiais discursivos já existentes.

Consagração

Reconhecimento público que transforma uma obra, autor ou posição em referência valorizada. Na conversa, a consagração de Maquiavel é explicada por condições institucionais, econômicas e simbólicas, e não apenas pelo conteúdo de suas ideias.

Capital simbólico

Prestígio, reconhecimento e autoridade social acumulados por pessoas ou instituições. O termo é empregado para explicar o valor associado a posições como professor de uma universidade prestigiosa e a busca por glória no campo acadêmico.

Natureza humana

Concepção sobre os traços básicos que definem os seres humanos. Na leitura apresentada, Maquiavel parte da ideia de que o ser humano é essencialmente desejante e nunca se satisfaz de modo definitivo.

Volúpia desejante

Impulso intenso e contínuo de desejar aquilo que falta ou que ainda pode ser conquistado. É empregada para caracterizar o desejo humano como expansivo, ambicioso e fonte de conflitos em um mundo de recursos escassos.

Giro antropocêntrico

Mudança de referência moral que deixa de buscar no cosmos ou em Deus os critérios para viver e passa a encontrá-los no próprio ser humano. Na aula, esse giro situa Maquiavel no momento em que critérios de conduta são deduzidos da natureza humana.

Pragmatismo moral

Modo de julgar uma ação por sua eficácia em produzir os resultados pretendidos, e não por sua adequação a uma ordem cósmica, divina ou a intenções nobres. É apresentado como uma perspectiva em que alcançar o que se deseja define o êxito da conduta.

Consequencialismo

Perspectiva segundo a qual o valor de uma ação depende de seus efeitos posteriores. Na conversa, designa a moral atribuída a Maquiavel: só depois de uma ação se pode avaliar se ela produziu o resultado desejado.

Finalismo

Doutrina que avalia atos a partir da finalidade ou intenção que os orienta. É mencionado para distinguir Maquiavel dessa posição, pois o critério proposto não seria o fim imaginado, mas o efeito que de fato ocorre.

Intencionalismo

Perspectiva que atribui valor moral decisivo à intenção de quem age. A aula o contrapõe ao pragmatismo maquiaveliano, para o qual desejar algo nobre não basta se a ação não produz o resultado efetivo.

SÍNTESE DA CONVERSA

Principais ideias

A política é analisada a partir do poder

Segundo a leitura apresentada, Maquiavel desloca o foco da política do bem comum declarado para a conquista e a conservação efetiva do poder.

O ser humano é definido como desejante

A aula atribui a Maquiavel uma antropologia em que os indivíduos desejam continuamente mais do que possuem e ajustam seus objetivos à percepção de suas forças.

Aprovação popular também fortalece o governo

O expositor sustenta que Maquiavel não defende apenas a força: governar com apoio popular seria preferível, pois torna o poder mais estável e fácil de exercer.

A moral pragmática julga pelos efeitos

Uma conduta seria considerada boa quando produz aquilo que se pretendia alcançar; a avaliação definitiva só viria após os efeitos da ação.

“Os fins justificam os meios” é uma fórmula imprecisa

A aula afirma que Maquiavel não teria formulado essa máxima e propõe distinguir fins pretendidos de efeitos efetivamente produzidos.

O mundo corporativo reproduz uma lógica de metas e poder

Empresas são descritas como organizações que transformam o lucro em objetivo compartilhado, mobilizando identidade, recompensa e medo para orientar trabalhadores.

A dependência reduz a capacidade de recusa

Como conselho prático derivado da exposição, o professor recomenda manter alternativas profissionais para não depender integralmente de um único empregador.

O pragmatismo enfrenta problemas de universalidade e temporalidade

Se tudo depende de resultados situados, faltam critérios para julgar conflitos entre grupos e torna-se difícil decidir até quando esperar para avaliar uma ação.

Capítulos do vídeo

Livros, cursos e referências

Citado no vídeo · Livro

O Príncipe

Nicolau Maquiavel

Obra central da aula, lida como conjunto de recomendações para a conservação do poder político.

Ver oferta ↗

Alguns links podem ser de afiliados. Se você comprar por eles, o site pode receber comissão sem custo adicional para você.

Trechos marcantes

Pessoa 1 — “No senso comum, o poder é meio e o bem comum é o fim.”

Pessoa 1 — “Ora, dirá Maquiavel, é o contrário. O fim é o poder e o bem comum pode até ser meio.”

O professor contrasta promessas eleitorais de ajudar pessoas, fazer escolas e tornar o eleitor mais feliz com a tese de que essas ações podem buscar a continuidade no poder. Ele radicaliza a leitura ao dizer que, se o governante não dependesse da manifestação do eleitor, teria por ele completa indiferença.

Pessoa 1 — “Não fique na mão das pessoas, tenha um plano B.”

Pessoa 1 — “Não ponha todos os ovos na cesta, porque vão pisar nos seus ovos.”

Antes do conselho, o professor relata a conversa com uma mulher submetida à disponibilidade permanente para o chefe. Ela se sente segura porque ele precisa dela; o professor aponta a fragilidade dessa segurança, pois ela pode ser substituída por alguém mais jovem, por uma máquina ou por outra pessoa. Em seguida, ele conta que conseguiu enfrentar o dono e o herdeiro de uma escola durante cinco anos porque tinha outras fontes de renda.

Pessoa 1 — “Efeito produz efeito, porque efeito também é causa que produz efeito.”

Pessoa 1 — “Até quando eu tenho que esperar para saber se eu agi bem?”

O professor primeiro define uma ação como boa quando produz o efeito desejado, mas logo mostra a contradição: o efeito inicial gera outro, e outro. Para ilustrar, ele cita o apoio de José María Aznar à invasão do Iraque, que teria trazido efeitos iniciais positivos e depois sido seguido por atentado em Atocha, queda de popularidade e derrota eleitoral.

Pessoa 1 — “É muito bom que o governado ame o governante, mas é mais indispensável ainda que ele tema o governante.”

Pessoa 1 — “Paira sobre a sua cabeça necessariamente a hipótese muito concreta da demissão.”

O trecho encerra uma aula que havia discutido medo de demissão, disponibilidade total e dependência econômica. O professor afirma que a hipótese de demissão paira sobre o trabalhador como um “fantasma invisível”, sugerido ou lembrado o tempo todo, e a relaciona ao temor como afeto de controle.
ARTIGO SOBRE O VÍDEO

Resumo completo

A aula parte de O Príncipe como obra central para compreender uma mudança na maneira de pensar política e moral. O expositor situa Nicolau Maquiavel na Florença de aproximadamente 1500, vinculando-o ao Renascimento italiano, às transformações comerciais e à posição estratégica das cidades mercantis. Também sustenta que nenhum autor surge isoladamente: Maquiavel seria expressão de uma “polifonia” social de seu tempo, e sua consagração dependeria de condições institucionais, econômicas e simbólicas. Nessa chave, sua atuação como consultor político em Florença teria lhe conferido um palco comparável, por analogia, ao prestígio de instituições contemporâneas. Ao discutir O Príncipe, o professor ressalta o paradoxo entre o republicanismo atribuído a Maquiavel e os conselhos que a obra oferece a um monarca para manter-se no poder. A leitura proposta define a política pelo problema do poder: governantes procurariam conquistá-lo ou conservá-lo, enquanto bem comum, políticas públicas e discursos morais poderiam funcionar como instrumentos estratégicos. A tese é apresentada como inversão do senso comum, que toma o poder como meio para o bem coletivo; na interpretação do expositor, a análise maquiaveliana veria o poder como fim e o bem comum, quando necessário, como meio. A base antropológica dessa leitura é a natureza humana desejante. O homem maquiaveliano seria permanentemente orientado pelo que lhe falta, ambicioso e incapaz de satisfação definitiva. A aparente moderação, segundo a provocação da aula, frequentemente refletiria o reconhecimento de limites práticos e da própria força, não a superação do desejo. Essa concepção permitiria explicar a política como disputa: se os indivíduos desejam e os recursos são escassos, conquista, conflito e relações de força tornam-se estruturais. O professor afirma que Maquiavel aconselharia governantes a concentrar medidas impopulares e distribuir benefícios gradualmente, pois o descontentamento não cresceria de modo proporcional quando más notícias são acumuladas, enquanto alegrias sucessivas prolongariam a aprovação. Embora Maquiavel seja frequentemente associado à força, a aula enfatiza que a aprovação popular seria preferível. Essa aprovação é aproximada do conceito de legitimidade em Max Weber: um poder entendido como razoável, justo ou aplaudido seria mais fácil de exercer. Na segunda parte, a aula formula uma genealogia moral. A ética grega é descrita como adequação à ordem cósmica, e a cristã como orientação por Deus. Com a modernidade, a perda de confiança em uma ordem universal e em referências externas levaria ao giro antropocêntrico: o ser humano passaria a buscar em si mesmo os critérios da vida boa. Na interpretação apresentada, Maquiavel deduz a moral da natureza desejante e da capacidade de realizar desejos. Agir bem passaria a significar alcançar o que se quer; fracassar em alcançá-lo corresponderia a uma vida ruim. Essa moral é chamada de pragmatismo moral e consequencialismo. O valor da ação não seria definido por intenções nobres, mas pelos efeitos que ela efetivamente produz. Por isso, a aula rejeita como imprecisa a máxima “os fins justificam os meios”: fins seriam aquilo que se deseja que ocorra, enquanto efeitos seriam o que realmente ocorre. Como a coincidência entre os dois é incerta, o professor formula a versão provocativa de que, nessa leitura, seriam os efeitos — e não os fins — que justificariam os meios. Kant é anunciado como contraponto, pois a ética kantiana daria peso decisivo à intenção e à possibilidade de universalizar a máxima da ação. A exposição atualiza essas ideias por meio de uma crítica ao mundo corporativo. Empresas são descritas como organizações que fixam metas de lucro e mobilizam trabalhadores para perseguir objetivos do capital como se fossem desejos próprios. Camisetas, bônus, promoções, identidade de grupo e orgulho de pertencer à empresa são interpretados como mecanismos de violência simbólica. O medo de demissão aparece como afeto disciplinador: trabalhadores dependentes economicamente tenderiam a se submeter, evitar conflitos e transformar a necessidade de ser útil em razão de existência. Como resposta prática, o professor recomenda manter um plano B — ou mais de um — para reduzir a vulnerabilidade e recuperar capacidade de recusa. Por fim, são apresentados dois problemas do pragmatismo. O primeiro é a falta de pretensão universal: se cada grupo ou situação possui apenas seus próprios critérios, torna-se difícil julgar conflitos e violências entre grupos distintos. O segundo é temporal: efeitos geram novos efeitos, e consequências inicialmente favoráveis podem produzir resultados posteriores negativos. A aula usa o caso do apoio de José María Aznar à invasão do Iraque para mostrar que uma decisão aparentemente vantajosa pode ser reavaliada diante de efeitos posteriores. Assim, o pragmatismo só funcionaria operacionalmente quando se fixa artificialmente um prazo ou meta, como ocorre no ambiente corporativo. O encerramento retorna à ideia de que, para Maquiavel, é desejável ser amado, mas mais indispensável ser temido — tese conectada ao temor contínuo da demissão nas organizações.

Perguntas sobre esta conversa

Qual é a principal interpretação de Maquiavel apresentada na aula?

A aula apresenta Maquiavel como analista da política centrada na conquista e conservação do poder, procurando interesses reais por trás de discursos oficiais sobre bem comum.

Por que o expositor diz que Maquiavel parte de uma natureza humana desejante?

Porque atribui ao autor a ideia de que seres humanos buscam continuamente o que não possuem, permanecendo ambiciosos mesmo depois de alcançar objetivos.

Maquiavel disse que os fins justificam os meios?

Segundo a explicação da aula, não. O expositor afirma que essa fórmula é imprecisa e distingue os fins pretendidos dos efeitos que realmente ocorrem.

O que é pragmatismo moral na aula?

É a perspectiva segundo a qual uma conduta é julgada por sua eficácia em produzir o resultado desejado, e não por sua conformidade prévia com uma ordem cósmica, divina ou universal.

Quais críticas ao pragmatismo são apresentadas?

A aula destaca a ausência de critérios universalizáveis para conflitos morais e a dificuldade de determinar até onde se deve acompanhar os efeitos de uma ação antes de julgá-la.

Como a aula relaciona Maquiavel ao mundo corporativo?

Ela interpreta metas, lucro, identificação com a empresa e medo de demissão como relações de força nas quais trabalhadores podem internalizar objetivos que não são propriamente seus.

CONTINUE EXPLORANDO

Vídeos sugeridos

Ver todos os vídeos →